Carnaval no Japão

Patrick Carvalho e a musa Vanusa Santhiago

Carnaval brasileiro surpreende e se destaca no 45° Festival de Kobe

Evento contou com vários grupos de samba, além da participação do dançarino carioca Patrick Carvalho

reprodução: ANA PAULA RAMOS/ALTERNATIVA - original: http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/44490/Carnaval-brasileiro-surpreende-e-se-destaca-no-45-Festival-de-Kobe

Kobe – Uma alegria contagiante e tipicamente brasileira dominou a avenida principal do distrito de Sannomiya, em Kobe (Hyogo), na tarde de domingo, no encerramento da 45° edição do Festival de Kobe (Kobe Matsuri), que reúne milhares de pessoas todos os anos.

Fantasias carnavalescas, samba, bandeiras do Brasil e carros alegóricos faziam parte do cenário multicultural que chamava a atenção na avenida, reunindo e surpreendendo moradores locais e visitantes.

  
O evento, que teve duração de três dias, contou com o desfile de 76 entidades no último dia e teve a participação de Escolas e grupos de samba, além de organizações culturais como a Associação Nipo-Brasileira.



Brasileiros e japoneses apaixonados pela Terra Tupiniquim mostraram muito samba no pé e emocionaram o público com coreografias sincronizadas na avenida.

As Escolas de Samba Beija-Flor, Sol Nascente, Feijão Preto e Kobecco, além de times de samba adaptados ao estilo japonês, trouxeram ao público um pouco da realidade do carnaval brasileiro e apresentaram a cultura musical e a alegria envolvente do maior país da América Latina.

Beija-Flor do Japão

Uma das escolas de samba mais prestigiadas do Rio de Janeiro, a Beija-Flor ganhou a sua versão japonesa há quatro anos, através do trabalho e dedicação da brasileira Vanusa Santiago, que gerencia e dá aulas de dança no restaurante Copa Latin, de comida brasileira em Kobe.

Dançarina e participante ativa do carnaval brasileiro, Vanusa vive no Japão há 25 anos e montou a escola em Kobe com a autorização da Beija-Flor do Brasil, trazendo também as músicas e temáticas da escola para o festival japonês.

“Muitas pessoas querem ir ao carnaval no Brasil e não podem por diversos motivos. Quero trazer o melhor do carnaval para cá, permitir que o público possa conhecer e prestigiar a nossa cultura”, comentou.

Este ano, a Beija-Flor do Japão entrou na avenida com a temática África, trazendo fantasias profissionais e um time de samba que misturava brasileiras e japonesas. “Tivemos a participação de meninas japonesas que vieram de todos os cantos do país para sambar na avenida, além de participantes ativas das aulas de dança no restaurante”, comentou orgulhosa.

Convidado especial


O desfile da Beija-Flor em Kobe contou também com a participação especial do dançarino, coreógrafo e professor de dança Patrick Carvalho, que faz parte da escola de samba carioca União da Ilha e já tem participação ativa no quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão (Rede Globo).

Patrick veio ao Japão pela segunda vez para prestigiar o evento, desfilar na avenida e dar aulas especiais de Dança. Surpreso, o dançarino contou à Alternativa a grande emoção de ver o carnaval acontecendo do outro lado do mundo.

“Desde o ano passado, me impressionei com a qualidade do evento, o interesse dos japoneses pelo samba e a estrutura montada. Este ano, houve um investimento ainda maior, me surpreendi com a quantidade de fantasias, o profissionalismo e a grande alegria que contagiou a avenida”, comentou.

Para Patrick, dar aulas de dança para as japonesas também não é nenhuma tarefa difícil. “O Japão tem uma cultura muito disciplinada e a dança é feita à base de técnica. Essa disciplina do povo japonês ajuda muito também nas aulas de dança, as meninas aprendem rápido e levam jeito”, finalizou.

Foto: Ana Paula Ramos/Alternativa
Grupo da Escola de Samba Beija-Flor, com Vanusa Santiago e Patrick de Carvalho no centro


reprodução: ANA PAULA RAMOS/ALTERNATIVA - original: http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/44490/Carnaval-brasileiro-surpreende-e-se-destaca-no-45-Festival-de-Kobe